Medicina Integrativa

Uma nova abordagem médica

Medicina Integrativa é a abordagem médica que valoriza os avanços da medicina moderna e agrega recursos das medicinas orientais e complementares em um novo modelo, sempre baseando-se em evidências científicas de segurança e eficácia.

Essa abordagem tem como foco a atenção à pessoa como um todo – mente, corpo, espírito, estilo de vida. Promove a consciência de saúde, enfatiza o potencial inato de recuperação do organismo e a participação ativa do indivíduo na maximização da própria saúde. A tomada de decisões volta-se ao conjunto médico-paciente e deixa de ser exclusiva do especialista. Até mesmo o conceito de cura é ampliado e resgata conhecimentos e padrões culturais transmitidos a gerações. 

Encontra-se em rápida ascensão em vários países europeus e nos Estados Unidos, onde 44 faculdades de Medicina já adotam esse modelo, executando-o tanto na prática clínica como nas áreas de educação e pesquisa, pois desloca o foco de atenção médica para a promoção da saúde e otimiza o uso dos recursos tecnológicos atuais, cada vez maiores e melhores, mas insuficientes para a prática da boa medicina e utilizados além das reais necessidades.

O Centro de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona fundada em 1994 já capacitou mais de 500 médicos que hoje treinam outros profissionais para ampliar, difundir e implementar a prática integrativa, que interessa cada vez mais à classe pois a Medicina Integrativa tem o potencial de recuperar valores que formam o núcleo da prática médica, atualmente fragmentado e voltado sobre o atendimento da doença.

 

Dra. Nancy Villaron

Infectologista

CRM 74989

 

NOTÍCIAS

Confira sobre outros assuntos

Como aumentar o bumbum?

Vector Smart Object1LEIA MAIS

Por que falar sobre suicídio?

Vector Smart Object1LEIA MAIS

FILHA COMO FAREMOS AGORA?

Vector Smart Object1LEIA MAIS

NEWSLETTER

Receba dicas e novidades do CIS

Copyright © 2019 CIS – Centro de Integrado de Saúde. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por oxigenium.co